Dali o génio, a arte e a loucura


"Apesar de suas neuroses infantis e fixações sexuais, Dali veio de uma família sólida de classe média. Tinha amigos ricos e cultos , que o mantinham sempre informado sobre o desenvolvimento das artes.

A partir de 1927, Dali foi sendo atraído pelo Surrealismo. Este movimento que se iniciou em Paris, tinha sido bastante influenciado pelas teorias de Freud. Dali criava obras ditadas pelo inconsciente através dos sonhos, com a escrita automática para se libertar da racionalidade.

Em 1929, Dali começou a fazer parte do grupo surrealista com auxílio de Gala Eluard a mulher que seria não só a sua amante e esposa, mas também a sua musa inspiradora."

"A arte é a contemplação: é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que ela também tem uma alma. É a missão mais sublime do homem, pois é o exercício do pensamento que busca compreender o universo, e fazer com que os outros o compreendam." (Auguste Rodin, escultor francês)

Auto-conhecimento


Eis a palavra-chave: auto-conhecimento; à medida que nos conhecemos verdadeira e profundamente. nós nos tornamos mais e mais indulgentes, pacientes e compreensivos para com o próximo, exatamente aqueles que julgávamos (erroneamente) responsáveis pela nossa infelicidade.